Sobre Nós

A Psiquê — Centro de Estudos C. G. Jung é uma clínica psicológica fundada em 1999, com o objetivo de promover atividades relacionadas à psicologia em geral e, em particular, à Psicologia Analítica, propondo-se à divulgação e ao aprofundamento desta ciência, bem como a servir como núcleo para reuniões e trabalhos voltados para o desenvolvimento do potencial humano.

O primeiro curso realizado foi em 1997, Fundamentos da Teoria Junguiana, responsável pela divulgação dos ensinamentos de Jung, com duração de dez meses e início sempre no mês de março. Todos os anos abrimos novas turmas deste curso. Gradualmente, fomos acrescentando outros cursos, que continuam a ser iniciados periodicamente: Mitologia, Aprofundamento da Prática Clínica, Técnicas Terapêuticas, Psicoterapia Infantil de Orientação Junguiana, Filosofia e Contemporaneidade, dentre outros de curta duração.

Realiza palestras abertas uma vez por mês sobre temas relacionados à Psicologia e Terapias. Apresenta filmes com discussões sobre seus aspectos psicológicos. Possui, em sua equipe de profissionais, psicólogos, terapeutas e psicopedagogos, que realizam atendimentos terapêuticos a crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Em 2003 iniciamos nosso curso de Formação de Terapeutas Junguianos. A primeira turma foi concluída no final de 2006 e a segunda, em 2008. Também no final de 2006, foi efetivada a parceria entre a Psiquê e a Faculdade Hélio Rocha para a realização da Pós-graduação em Teoria Junguiana (duração 2 anos) e em Psicoterapia Junguiana (duração 3 anos). De lá pra cá, a cada ano, iniciamos novas turmas de pós-graduação sempre nos meses de abril.

Segundo Jung, as quatro vias de crescimento para o ser humano são as ciências, as artes, as filosofias e as religiões. Em nossa Clínica buscamos a integração teórica e vivencial dessas abordagens. Estamos sempre programando workshops, palestras e cursos ligados também à filosofia, mitologia e religiões, que venham atender a nossa meta de promover o desenvolvimento do potencial humano, favorecendo, em cada pessoa, a realização de sua singularidade.

Sócios

.

Adenáuer Novaes Adenáuer Novaes
Psicólogo Clínico pela UFBA (1997). Pós-graduação em Psicologia Analítica. Escritor. Palestrante. Conduz vivências de grupos terapêuticos. Atua na Psiquê com psicoterapia individual e como Docente nos cursos de Pós-graduação em Teoria e Psicoterapia Junguiana.
Lucy Regis Lins Lucy Regis Lins
Psicóloga Clínica pela UFBA (1997). Pós-graduação em Psicologia Analítica. Diretora da Psiquê. Atua como psicoterapeuta; docente e coordenadora dos cursos de Pós-graduação e de Curta Duração; coordenadora e supervisora do Núcleo social da Psiquê e da Fundação Lar Harmonia; focalizadora do grupo de estudos de Psicologia Arquetípica. Experiência em grupos terapêuticos, supervisão clínica e acompanhamento vocacional. E diretora da colônia de férias Acampamento Arraial Uniser.
silzensite Sílzen Furtado
Psicóloga Clínica pela UFBA (1995). Pós-graduação em Psicoterapia Analítica, Formação em Terapia Regressiva Integral pelo Woolger Training International. Diretora da Psiquê, atua na Clínica como Psicoterapeuta; Docente nos cursos de Pós-graduação e de Curta Duração; Coordenadora do núcleo social; Focalizadora do Grupo de estudos em Psicologia Arquetípica e de Grupo de Supervisão Clínica.